terça-feira, 3 de novembro de 2009

EXPOSIÇÃO AO CALOR

EXPOSIÇÃO AO CALOR

Conceitos Fundamentais

O ser humano mantém uma temperatura interna aproximadamente constante (em torno de 37ºC) seja qual for à temperatura externa (do ambiente). Essa característica está ligada a existência de um mecanismo fisiológico de regulação da temperatura interna do corpo, o qual é responsável pela conservação e dissipação do calor. A temperatura da pele, para que se mantenha o equilíbrio térmico entre o corpo e o ambiente, deve ser sempre menor do que a temperatura central do corpo em mais ou menos 1ºC. O equilíbrio térmico entre o corpo e o ambiente baseia-se na igualdade: Quantidade de calor recebida = Quantidade de calor cedida Às trocas de calor necessárias para que se mantenha essa igualdade dependem, fundamentalmente, das diferenças de temperaturas entre a pele e o ambiente e o da pressão de vapor d'água no ar em torno do organismo, a qual, por sua vez, é influenciada pela velocidade do ar. É importante ressaltar que a troca de calor sempre ocorre no sentido do corpo com maior temperatura para o de menor temperatura.

São quatro as formas pelas quais se procedem essas trocas:

· Condução - pelo contato direto do corpo com objeto mais quente;

· Convenção - através do ar ou de outro fluido em movimento;

· Radiação - através de ondas eletromagnéticas (normalmente o infravermelho).

Esses três processos podem ocorrer devido a existência de fontes externas com temperatura mais elevada do que a da pele. Esse calor transferido é chamado de calor sensível. Existe ainda um quarto processo que está ligado ao calor latente, utilizado para mudança de estado (de água, em estado líquido para vapor d'água).

· Evaporação-Esse processo de troca ocorre sem que seja modificada a temperatura.

Assim, o calor recebido pelo corpo, nos casos de exposição a temperaturas elevadas, é

utilizado pelo organismo para evaporar parte da água interna através da sudorese, não permitindo o aumento da temperatura interna. Como metabolismo entende-se o conjunto de fenômenos químicos e físico-químicos, mediante os quais são feitas a assimilação e desassimilação das substâncias necessárias a vida. Calor Metabólico - é o calor produzido por esse conjunto de reações. Quando o homem estiver em jejum e em repouso esse calor denomina-se Calor Metabólico Basal.

A partir do próximo número, analisaremos as diversas formas de obtenção de índices ou parâmetros utilizados como referências na identificação do conforto do organismo humano quando exposto ao calor nos ambientes de trabalho.

À proporção que forem surgindo novos conceitos ou variáveis, os mesmos serão analisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário